Imagem
Este ano os Tears For Fears têm-nos brindado com algumas versões de temas sobejamente conhecidos. Depois dos Arcade Fire e dos Hot Chip, chega agora a vez dos Animal Collective verem uma das suas músicas ser reconstruída pela banda britânica. Aqui fica a versão do tema e vejam lá se encontram diferenças.


 
 Imagem
José González tem contribuído com alguns temas para a banda sonora do filme de Ben Stiller The Secret Life of Walter Mitty. O tema Stay Alive, faz parte deste grupo de músicas e foi escrito pelo músico Ryan Adams. 
Neste vídeo o protagonista é José González, mas a imagem de Ben Stillers também aparece várias vezes. A realização ficou a cargo de Emmett Malloy.


 
Depois de eleitos os melhores álbuns de 2013, chega agora a  vez das melhores músicas. Com base numa criteriosa selecção e no gosto pessoal, aqui fica o Top 10 do Ponto Sonoro.

10. the strokes - all the time


09. DAft Punk feat. Panda bear - doin' right


08. alunageorge - attracting flies


07. Arcade fire - afterlife


06. phoenix - entertainment


05. kings of leon - supersoaker


04. the aikiu - fools


03. disclosure feat. alunageorge - white noise


02. Arctic Monkeys - do i wanna know?


01. foals - late night


 
 Imagem
Ordinary Love foi dado a conhecer pela banda irlandesa em Outubro, e faz parte da banda-sonora do filme Mandela: A Long Walk to Freedom. Chega agora esta nova versão remisturada por Paul Epworth que confere uma nova vida a esta música. Esta lufada de ar fresco torna este tema mais arrojado e bem melhor que o original. 

 
A neozelandesa Lorde tem uma nova música intitulada No Better. O tema inédito chegou com um lançamento surpresa, e não faz parte do álbum de estreia Pure Heroine, de 2013. Para ouvir aqui fica o novíssimo tema No Better.

 
Olhando para trás não é fácil decidir quais são os melhores álbuns que fizeram de 2013 um ano de excelente música. Para não deixar nenhum de fora, elegemos, a nosso ver, o top 20 dos melhores discos editados este ano.
Senhoras e senhores aqui estão eles: 

20. mazzy star - seasons of your day

19. Yeah Yeah yeahs - mosquito


18. Phoenix - bankrupt!

17. daft punk - random access memories


16. alunageorge - Body music

15. yo la tengo - fade


14. pearl jam - lightning bolt

13. kings of leon - mechanical bull


12. Depeche mode - delta machine

11. editors - the weight of your love


10. franz ferdinand - right thoughts, right words, right action

09. vampire weekend - modern vampires of the city


08. the knife - shaking the habitual

07. disclosure - settle


06. foals - holy fire

05. sigur rós - kveikur


04. arctic monkeys - am


03. david bowie - the next day


02. arcade fire -reflektor


01. nick cave & the bad seeds - push the sky away


 
 Imagem
Celebrou-se ontem os 20 anos sobre a estreia do mítico álbum dos Nirvana MTV Unplugged In New York . É talvez um dos álbuns mais marcantes da geração que viveu a sua juventude nos anos 90, e o disco que faltava na carreira da banda de Kurt Cobain.
Os Nirvana foram uma das bandas mais geniais desta década, tendo transformado o som underground em mainstream. O grunge tornou-se, então, num dos estilos musicais mais populares entre as camadas mais jovens, não só pela sonoridade da música, mas sobretudo pelas letras. Os versos sobre angústia e sofrimento encaixavam perfeitamente na vida dos que cresciam sob o rótulo de geração rasca. 
Mas neste registo, gravado sob o formatos de CD e de vídeo, os Nirvana conferem uma nova roupagem às suas músicas, em que o som mais clean, bem afastados dos riffs de guitarra, faz sobressair a voz tão característica de Cobain. Alguns meses depois colocou um ponto final na sua vida, mas antes deixou-nos esta importante colecção de temas num lugar tão distante de onde tudo começou, com um som tão distinto da banda de garagem que colocou os Nirvana no mapa.

Para ouvir e recordar aqui fica o vídeo completo de Nirvana MTV Unplugged In New York .


 
 Imagem
Mesmo a terminar o ano começam a surgir os primeiros nomes dos cartazes dos principais festivais de Verão. O Rock in Rio Lisboa regressa este ano e promete ser, talvez, o festival mais ecléctico, dirigido aos fãs de todo os tipos de música. O festival da família, como indica a organização, mas será um formato vencedor? Não acredito que quem irá ver Arcade Fire, tenha como plano assistir a um concerto de Justin Timberlake ou de Robbie Williams. 
Do lado mais ocidental da cidade, o Optimus Alive realiza-se, como sempre, no Passeio Marítimo de Algés, e nas últimas edições tem vindo a comprovar o motivo de ser um dos melhores festivais do nosso país, tendo ganho uma vasta reputação lá fora. No próximo ano não se espera menos, e a julgar pelos nomes já avançados (The Black Keys, Arctic Monkeys, etc.) é, sem dúvida, um festival a não perder. 
Mais a norte, embora o Optimus Primavera Sound conte apenas  com duas edições, já ganhou lugar de destaque no roteiro dos festivaleiros que apreciem os sons mais alternativos. Para a edição de 2014 o primeiro nome anunciado foi dos Pixies, que passaram há pouco tempo por cá.  Rumando em direcção à praia fluvial do Taboão, o Festival Paredes de Coura aposta nos sons mais rockeiros, sendo a primeira confirmação exemplo disso mesmo, os escoceses Franz Ferdinand. Em Vilar de Mouros este ano a música está de regresso para agitar as terras do Minho, mas ainda não há nomes anunciados para o cartaz do próximo ano. Outros festivais que ainda não anunciaram cabeças de cartazes são o MEO Sudoeste e o Super Bock Super Rock, mas cujos bilhetes e packs fãs já se encontram à venda. "Quem gosta de ir, gosta mesmo", é, talvez, o mote, da organização.

Aqui ficam então, bem arrumadinhos os cartazes até à data:

ROCK IN RIO LISBOA 
23, 25, 30 e 31 de maio e 1 de junho 
Parque da Bela Vista, Lisboa 
Bilhete diário: 61 euros 

25 de maio: Robbie Williams 
1 de junho: Justin Timberlake 
31 de maio: Arcade Fire 

OPTIMUS ALIVE'14 
Passeio Marítimo de Algés 
10, 11 e 12 de julho 
Bilhete diário: 53 euros 
Passe de três dias: 105 euros 

10 de julho  
Arctic Monkeys (Palco Optimus)  
Lumineers (Palco Optimus) 
Imagine Dragons (Palco Heineken)  

11 de julho 
The Black Keys (Palco Optimus) 
MGMT (Palco Optimus) 
Caribou (Palco Heineken) 
Poliça (Palco Heineken) 

12 de julho 
Chet Faker (Palco Heineken) 

MEO SUDOESTE 
De 6 a 10 de agosto 
Passe (preço promocional, até 31 de dezembro): Fã Pack FNAC Meo Sudoeste, por 80 euros 
Bilhete diário: 48 euros 
OPTIMUS PRIMAVERA SOUND 
Parque da Cidade, Porto 
5, 6 e 7 de junho 
Passe: 90 euros 

6 de junho: Pixies 


SUPER BOCK SUPER ROCK  
Herdade do Cabeço da Flauta, no Meco 
17, 18 e 19 de julho 
Passe: 70 euros até dia 31 de dezembro 
Bilhetes diários: 48 euros 

MEO MARÉS VIVAS
Cabedelo em Vila Nova de Gaia
17, 18 e 19 de julho 
Passe VIP: 125 euros
Passe: 50 euros 
Bilhetes diários: 30 euros 


17 de julho: Prodigy
18 de julho: Skrillex

VILAR DE MOUROS 
De 30 de julho a 2 de agosto 

Cerimónia de abertura: Maestro Rui Massena 

VODAFONE PAREDES DE COURA 
De 20 a 23 de agosto 

21 de agosto: Franz Ferdinand 
Passe (preço promocional): 70 euros

 
 Imagem
Os escoceses Franz Ferdinand são a primeira confirmação da edição de 2014 do Vodafone Paredes de Coura. A banda de Alex Kapranos, vencedora de um Mercury Music Prize em 2004, actua a 21 de Agosto e na bagagem trazem o quarto álbum de originais editado este ano, Right Thoughts, Right Words, Right Actions.

Vodafone Paredes de Coura regressa à Praia Fluvial do Taboão de e 20 a 23 de Agosto, para uma semana de férias, em comunhão com a música e a natureza. 


 
O duo de irmãos noruegueses Ylvis são conhecidos no seu país por apresentarem um dos talk-shows com maior sucesso de audiência. O sentido de humor da dupla levou-os a gravar um tema para um sketch do programa. Em poucos meses The Fox, tornou-se no vídeo mais visto do YouTube, tendo escalado a nível global e passado até em canais televisivos musicais, como é o caso da VH1.
Mas não só de animais vivem os temas desta dupla. Se dispusermos de algum tempo para pesquisa, iremos encontrar outras músicas que fazem as delícias dos ouvintes. Sempre com letras rebuscadas, os temas dos Ylvis percorrem o mais diversos estilos musicais para agradarem a todos os fãs. Ora vejam lá se não é verdade.